quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Leitura do Capítulo 4


Geometria da Insolação:

Uma das preocupações no conforto de um ambiente é a radiação solar. “Para proteger a envoltória de uma edificação, seja com elementos construídos, seja com vegetação, é necessário poder-se determinar a posição do Sol, para o local em questão, na época do ano em que se deseja barrar seus raios diretos.”

-Movimento aparente do sol: noção de um observador da terra de que o sol está se movendo, variando a depender do ângulo do observador. A trajetória aparente do sol será o percurso por ele realizado, diferente a cada dia.

-Pontos: Zênite é o ponto acima do observador na esfera celeste e Nadir o ponto abaixo.

 
-Azimute e altura: “ O azimute é medido no plano do horizonte, a partir da direção norte (à direita do norte).” Já a altura é medida do plano do horizonte, indicando quantos graus acima deste plano a estrela é visível.b)
 

A posição horária do Sol será determinada em função da altura, azimute e latitude do observador.  Tal posição (angulação) é representada nas a) Cartas Solares.A informação mais imediata que se pode extrair das cartas solares é a relativa ao horário de insolação sobre superfícies horizontais e verticais, segundo a orientação determinada.” Dessa forma é possível planejar a localização mais proveitosa de uma fachada, de forma que ela receba mais ou menos insolação ao longo das estações e do dia.

Também podem ser utilizados dispositivos de proteção solar, de forma a reduzir a insolação excessiva. Para dimensionar tais dispositivos, utiliza-se o traçado de máscaras, que calcula os ângulos de sombra do dispositivo a partir dos ângulos da incidência solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário